terça-feira, 29 de setembro de 2015

O que é o SCCM?


 

Neste artigo irei fazer uma introdução ao System Center Configuration Manager (SCCM), o mesmo é um produto da Microsoft disponibilizado junto com a família System Center e tem como principal foco, diminuir a quantidade de tarefas manuais desenvolvidas pela equipe de TI, automatizando atividades corriqueiras e munindo a equipe de ferramentas e recursos para a resolução de problemas de forma mais rápida e eficaz.
O System Center Configuration Manager evoluiu ao longo dos anos, em seu inicio o mesmo era conhecido como SMS, posteriormente o mesmo recebeu o nome de System Center Configuration Manager quando foi lançada a sua versão 2007 e recentemente foi lançado a ultima versão, o System Center Configuration Manager 2012 (hoje já disponível a versão SP1 do SCCM 2012).
Com vários anos de evolução o SCCM passou a incorporar novos recursos e hoje o produto é considerado um dos principais da família System Center, devido à quantidade de atividades que são possíveis realizar com o mesmo. Como dito o SCCM é um produto que tem como foco principal diminuir a quantidade de tarefas manuais, ao instalar o produto em sua rede você tem a disposição uma grande quantidade de ferramentas para atingir esta meta.
Muitas empresas ainda não gerenciam de forma centralizada o seu parque de computadores, o SCCM possibilita que você tenha a disposição e de forma centralizada diversas informações sobre a sua rede, além de possibilitar a utilização de diversas ferramentas para controle e manutenção da mesma, vamos a alguns exemplos:
  • Inventário de Hardware e Software de toda a sua rede;
  • Prestar suporte a todos os computadores de forma centralizada;
  • Fazer instalação de Software de forma centralizada;
  • Gerenciar o Antivírus Microsoft (Endpoint) com gráficos e políticas;
  • Criar politicas de “energia”, possibilitando a economia de energia em sua rede;
  • Distribuição de Sistema Operacional de forma centralizada.
Estes são alguns dos exemplos de ferramentas e recursos disponíveis no SCCM que podem ser utilizados para gerenciar e controlar sua rede.
Com a versão do SCCM 2012 SP1 é possível gerenciar vários tipos de equipamentos, softwares e plataformas. Algumas versões de Linux agora são “gerenciadas” pelo SCCM, dispositivos móveis como celulares e Tablets também são gerenciados pela ultima versão do SCCM, produtos como iPhone, iPad e iPod Touch, podem receber a instalação de softwares, além deles produtos como o Windows Phone também são compatíveis com o ambiente e podem receber um certo controle do SCCM, como a necessidade de senha, vinculo com o ExchangeSync, instalação de software entre outros.
Como foi mostrado em todo o artigo, o SCCM disponibiliza diversos recursos para a sua rede que são extremamente úteis, caso você tenha uma rede “Microsoftvale muito a pena a avaliação para a implantação do produto.

Deixo apenas algumas perguntas abaixo:
  • Sua empresa possui controle dos ativos de sua rede?
  • Você controla os seus dispositivos de forma centralizada?
  • Sua equipe possui uma interface centralizada para realizar atividades de gerenciamento, suporte e manutenção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário