quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ROTEADOR CONECTA MAS NÃO NAVEGA, VEJA COMO RESOLVER

Tenho notado que muitas pessoas têm problemas ao tentar utilizar um roteador wireless em sua residência, a princípio o simples processo de ligar o roteador e executar o wizard (assistente), o problema mais comum é quando o roteador conecta mas não navega na internet, em geral a rede é exibida no Windows como limitada, mas como resolver isso?



Roteador conecta mas não navega na internet


Realmente este é um problema bem comum e muitas pessoas reclamam que seus roteadores pararam de funcionar pois o roteador conecta mas não navega na internet e isso ocorre com novos equipamentos ou ainda com equipamentos antigos e em muitos casos substituir por outro roteador também não vai resolver o problema.
Vamos primeiro entender o problema, a grande maioria dos roteadores tem na sua configuração de LAN o IP 192.168.0.1 assim como a maioria dos modens ADSL que utilizamos que também tem como IP 192.168.0.1, levando em conta a estrutura de rede básica de uma residência hoje onde o roteador será ligado no modem ADSL fica evidente que não funciona pois ambos estão operando na mesma faixa de IP.
A resolução deste tipo de problema é bem simples, basta acessar o painel de configuração do seu roteador e ir nas configurações de LAN (fique atento pois LAN e WAN são diferentes e o seu roteador wireless terá a configuração de ambos), na configuração de LAN altere a faixa do IP, de 192.168.0.1 pode alterar para 192.168.1.1, por exemplo. Notaram a diferença? Assim o roteador e o modem ADSL irão trabalhar em faixas de IP diferentes e os problemas terão sido resolvidos.
Meu roteador conecta mas não navega na internet, como posso saber se o meu problema será resolvido como dito acima?
É simples, no painel de administração do seu roteador haverá uma área que irá exibir o status de funcionamento, nesta área será possível notar que os campos de IP, máscara de sub-rede e gateway estão zerados (quando colocados em detecção automática – DHCP), isso a primeiro momento sugere erro de DHCP, mas para comprovar que é conflito na faixa de IP tente configurar o seu roteador com IP estático e ele irá exibir uma mensagem de erro.
Pronto, é bem simples de ser resolvido e agora você nunca mais irá reclamar que seu roteador conecta mas não navega na internet.

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