Programas encerrados ao acaso, inicialização demorada e documentos desconfigurados. Se o seu computador está passando por um "inferno astral" e a sua vontade é se desfazer dele e comprar um novinho em folha, saiba que a "carroça" tem conserto.
Boa parte de todos os problemas que acontecem no micro podem ser corrigidos com facilidade, apenas liberando mais espaço no disco e mantendo o hardware limpinho.
Durante dias, os programas de seu PC eram encerrados ao acaso e, às vezes, a máquina nem ligava. "Já tinha decidido pela formatação, mas fiz uma limpeza no computador".
Durante três horas, tempo médio gasto para uma faxina no computador exclui arquivos temporários, procurou pragas virtuais, desfragmentou o HD e até a memória entrou na limpeza.
O resultado foi um computador sem os irritantes problemas de antes e uma economia de R$ 40. Preço médio cobrado pela empresas para executar o serviço.
Com o fim de semana chegando, o que acha de seguir o exemplo do engenheiro e dar um trato em seu micro? Para que nada dê errado, veja um passo-a-passo da faxina com seis tarefas que vão desde o backup de documentos até a limpeza interna do gabinete.
Quando formatar a máquina?
O ideal é que o micro seja formatado uma vez por ano principalmente se você o utiliza todos os dias e costuma instalar e desinstalar softwares com frequência.
Para começar, vamos garantir que se qualquer problema acontecer durante a faxina seja possível recuperar os documentos:

O que é e para que serve: Antes de começar a limpeza lógica do computador, é preciso garantir que se algum procedimento der errado a recuperação de arquivos e programas seja possível. É exatamente isso que faz o Ponto de Restauração do Windows.
Com ele, o usuário "determina" que o sistema grave todas as informações contidas no PC até aquele momento e, se solicitado, as recupere. Assim, se um arquivo importante for apagado, existirá um jeito de recuperá-lo.
Como fazer:
No Windows XP, clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Ponto de Restauração. Na caixa de diálogo "Recuperação do Sistema", escolha "Criar ponto de restauração" e digite um nome para identificá-lo, por exemplo, "antes da faxina". A qualquer momento, você pode voltar a essa caixa e recuperar as informações.

O que é e para que serve: Depois de criar o Ponto de Restauração no Windows, é hora de guardar todos os documentos que você não acessa com freqüência em CDs, DVDs, HDs externos, pendrives ou até mesmo na Internet para liberar espaço na máquina. A escolha da mídia correta vai depender de quantos arquivos você tem na máquina.
Como fazer:
Existem diversas maneiras de guardar tais documentos fora do computador. Você pode, por exemplo, compactar os arquivos e pastas direto do Explorer.
Para isso, vá em Iniciar > Meu Computador, escolha as pastas e arquivos que você deseja guardar e salve-as na mídia escolhida (se for CD ou DVD, não esqueça de "queimá-los" usando programas específicos como o Nero, Ashampoo ou CDBurner XP.
Um outro jeito de fazer cópias de arquivos é usando a própria ferramenta do Windows XP. Com ela, é possível, inclusive, programar a periodicidade do backup. Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Backup. Depois, escolha quais pastas ou diretórios você quer copiar.
Por fim, a Internet oferece diversos sites e programas para guardar os seus documentos. Alguns possuem funções extras como escolher data e hora que determinado arquivo receberá uma cópia de segurança, salvar dados em formato .ZIP ou escolher quais extensões deseja copiar. Nessa lista, entram softs como o Cobian Backup, Safekeeper e Infbackup.

O que é e para que serve: Este é o passo mais importante durante a faxina no computador. É agora que vamos apagar todo o lixo do PC vindo de arquivos criados temporariamente por programas, rastros de navegação guardados pelo browser (cookies) e o histórico das ações que fazemos na Internet. Sem eles, conseguimos liberar até 1GB de espaço.
Como fazer:
No Windows XP, clique em Iniciar > Programas >Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de Disco. Na caixa de diálogo, marque as opções Arquivos Temporários de Internet, Lixeira, Arquivos Temporários, Arquivos Temporários Offline e clique em OK.
Outra maneira de apagar os arquivos temporários é encontrar a pasta onde estão alocados. Para isso, vá em Meu Computador > Pasta C: > Documentos e Configurações > Configurações Locais > Temp e apague os arquivos dessa pasta.

O que é e para que serve: Spam, trojan, spyware, adware ou phishing. A lista de tipos de pragas virtuais não pára de crescer e os problemas que trazem para o computador também, entre eles, lentidão e desconfiguração de softwares. O jeito é sair à caça e mandar os vírus para longe.
Como fazer: O número de softwares "anti-pragas" é extenso e o procedimento para instalá-los não varia muito. Basta fazer o download dos programas, e pedir para que chequem todas as unidades de disco do PC. Muitos já trazem soluções de anti-spam integradas, o que elimina a necessidade de usar vários programas de uma só vez.

O que é e para que serve: A fragmentação do disco acontece à medida que você altera, salva ou exclui documentos. Essas alterações são gravadas em locais diferentes dos originais o que, ao longo do tempo, torna o PC mais lento já que é preciso procurar as partes do arquivo em diversas áreas do HD.
Como fazer:
Para começar o procedimento vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Desfragmentador de Discos. Na caixa de diálogo, escolha a opção Analisar. O Windows vai te avisar se é necessário fazer a desfragmentação. Se sim, clique em Desfragmentar e deixe o programa consertar os erros para você.

Hardware sujo prejudica desempenho de programas
Com os componentes em ordem é possível evitar que vários problemas na parte lógica do micro aconteçam. "Há casos em que a máquina não liga simplesmente porque existe sujeira demais no lugar onde está alocada a memória do PC, por exemplo", explica o analista.
De um modo geral, limpar o computador é uma tarefa relativamente fácil. Basta ter em mãos um pano macio, aspirador portátil, pincel de cerdas macias e uma solução de água e detergente neutro para ser usado nas partes plásticas dos equipamentos.
A atenção especial fica mesmo com a tela do monitor. Issei enfatiza que não se deve usar qualquer tipo de líquido nelas, nem mesmo água. "As telas, principalmente as de LCD, mancham muito fácil. Qualquer líquido borrifado diretamente pode ser um desastre. Uma flanela consegue apagar as marcas. Basta paciência", ensina.
A limpeza dentro do gabinete também merece cuidado. Assim como as telas, os circuitos e placas internas são avessos a líquidos. Antes de abrir o gabinete cheque o prazo de garantia do computador e observe o local de cada uma das peças para não correr o risco de sobrar componentes na hora de colocar tudo de volta.
Em locais onde a sujeira não sai apenas com aspirador e pincel, a dica é usar uma borracha branca para eliminar o problema, como se estivesse a apagando mesmo.
Para te ajudar a manter o computador limpinho, mais um passo-a-passo da faxina que vai desde a limpeza do mouse até o processador.

1- Para começar a faxina no computador, você vai precisar de: flanela ou pano macio, chave de fenda, cotonete, pincel de cerdas largas, borracha, mistura de água e detergente neutro (ou um produto multi-uso) e um aspirador de pó portátil.
2- Vamos começar pelo mouse. Se o seu for do modelo tradicional (com uma esfera na parte debaixo), gire o disco que fica na parte inferior do aparelho na direção indicada.
3- .. e retire a esfera que fica no interior do equipamento
4- Com a ajuda de um pincel ou chave de fenda, retire a poeira de dentro do mouse. Se estiver difícil de sair, use uma pinça ou os dedos. Para mouse óptico, limpe apenas a parte externa do equipamento
5- Depois, limpe a esfera com um pano úmido e a coloque de volta
6- Aproveite para dar um trato também por fora do aparelho usando um pano umedecido com água e detergente neutro
7- Poeira, sujeira e farelos tomam conta do seu teclado? Comece desplugando o aparelho do PC e coloque-o sobre um pano
8- Depois, vire-o de cabeça para baixo e dê leves batidas para que boa parte da poeira saia
9- Volte o teclado na posição inicial e use o pincel para retirar a poeira que ainda tenha ficado entre as teclas
10- Umedeça um algodão na solução multi-uso ou na mistura de água com detergente neutro e passe entre as teclas. Se o teclado estiver muito sujo, utilize cotonetes úmidos para complementar a limpeza
11- No monitor, a faxina começa pela tela. Tanto nos modelos CRT (tubo) quanto nos LCD, a primeira providência é desligá-lo. Depois, passe o pano macio e seco sobre a tela. Nunca use qualquer tipo de líquido para limpá-la, principalmente a de LCD
12- Utilize o pincel para limpar entre os vãos do equipamento. Não é recomendado abrir o monitor
13- Para finalizar, passe um pano úmido na parte plástica do aparelho
14- Agora, é a vez do gabinete. Comece limpando o lado de fora. Desconecte todos os cabos, inclusive o cabo de força, e passe um pano úmido com a solução de água e detergente em seu exterior
15- Com o pincel, limpe as portas do computador, como os slots USB, entrada para teclado e mouse
16- Se você for mais experiente quando o assunto é tecnologia, arrisque limpar dentro do gabinete. Abra-o com a ajuda de uma chave de fenda
17- Para retirar o grosso da poeira, utilize um pincel de cerdas largas ou um aspirador de pó portátil
18- Cuidadosamente, retire a placa de memória do PC..
19- ... e passe uma borracha para limpar os conectores dourados
20- Por fim, limpe o local onde o processador é alocado. Primeiro, retire-o com cuidado
21- Lembre-se sempre de segurá-lo pelas bordas, nunca na parte dourada
22- Aspire o local ou passe um pincel de cerdas bem macias e recoloque o processador. Uma vez que ele é retirado,será necessário a limpeza e colocação de pasta térmica entre o dissipador e o processador, pois senão haverá superaquecimento. Depois disso, feche o gabinete e está finalizada a faxina
Nenhum comentário:
Postar um comentário