terça-feira, 5 de agosto de 2014

CLASSE DE ISOLAMENTO E GRAU DE PROTEÇÃO (IP)



CLASSE DE ISOLAMENTO:
É a determinação da temperatura máxima de trabalho que o motor pode suportar continuamente sem ter prejuízos em sua vida útil.
A classe de cada motor é em função de suas características construtivas. As classes de isolamento padronizadas para máquinas elétricas são:
CLASSE A - 105°C; CLASSE E - 120°C; CLASSE B - 130°C; CLASSE F - 155°C; CLASSE H - 180°C.

GRAU DE PROTEÇÃO
É a indicação das características física dos equipamentos elétricos, referenciando-se a permissão da entrada de corpos estranhos para seu interior. É definido pelas letras IP seguidas por dois algarismos que representam:
1º algarismo: indica o grau de proteção contra a penetração de corpos sólidos estranhos e contato acidental
0 - sem proteção 1 - corpos estranhos de dimensões acima de 50 m 2 - corpos estranhos de dimensões acima de 12 m 4 - corpos estranhos de dimensões acima de 1 m 5 - proteção contra acúmulo de poeiras prejudicial ao equipamento 6 - proteção total contra a poeira
2º algarismo: indica o grau de proteção contra a penetração de água no interior do equipamento:
0 - sem proteção 1 - pingos de água na vertical
2 - pingos de água até a inclinação de 15º com a vertical 3 - água de chuva até a inclinação de 60º com a vertical
4 - respingos de todas as direções 5 - jatos de água de todas as direções 6 - água de vagalhões 7 - imersão temporária 8 - imersão permanente
Exemplo: grau de proteção IP54: proteção completa contra toques, acúmulo de poeiras nocivas e respingos de todas as direções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário