quarta-feira, 10 de setembro de 2014

SSID

SSID é o acrônimo de Service Set IDentifier. É um conjunto único de caracteres que identifica uma rede sem fio. O SSID funciona como um identificador semelhante ao documento de identificação pessoal. Diferencia uma rede sem fio de outra e um cliente normalmente só pode conectar-se a uma rede sem fio se puder fornecer o SSID correto. Diferentes SSIDs permitem a presença de diferentes redes sem fio no mesmo espaço físico.
Existem programas que detectam o SSID das redes sem fio automaticamente e se estas estiverem desprotegidas, podem sofrer invasões ou permitir que alguém possa usar a conexão de forma indevida. Porém existe a opção de ocultar o SSID. Quando o SSID for oculto, a rede sem fio não aparecerá na lista de redes detectadas, apesar de estar ativa e pronta para receber a conexão. Neste caso, é necessário conhecer o SSID para poder acessar esta rede. Isto aumenta um pouco a segurança da rede visto que o invasor teria que conhecer previamente o nome da rede que quer invadir
Quando se cria uma rede um nome SSID é sugerido pelo aparelho acess point ou roteador, mas você pode editar e colocar o nome ou conjunto de caracteres que quiser. É possível usar até 32 caracteres no nome. O SSID é case-sensitive, o que significa que ele diferencia letras maiúsculas de minúsculas. Ou seja s (minúsculo) é diferente de S (maiúsculo). Todos os dispositivos em uma WLAN devem empregar o mesmo SSID para que seja possível a comunicação entre eles.

O SSID pode ser entendido como o nome de uma rede sem fio. Para colocar um dispositivo em uma rede sem fio, é necessário saber o SSID desta rede. Em geral, as redes sem fio disponíveis em uma localidade são listadas pelo SSID para que o usuário escolha em qual delas deseja se conectar.
Porém existe a opção de ocultar o SSID. Quando o SSID for oculto, a rede sem fio não aparecerá na lista de redes detectadas, apesar de estar ativa e pronta para receber a conexão. Neste caso, é necessário conhecer o SSID para poder acessar esta rede. Isto aumenta um pouco a segurança da rede visto que o invasor teria que conhecer previamente o nome da rede que quer invadir. Em contrapartida torna a configuração um pouco menos intuitiva, pois o SSID terá que ser digitado exatamente como foi configurado pelo administrador de rede, ao invés de ser apenas escolhido em uma lista.
SSID é a sigla para “Service Set IDentifier” e é uma string (texto) de até 32 caracteres que identifica cada rede sem fio. Em geral existem dezenas ou mesmo centenas de redes sem fio em um mesma localidade e elas são diferenciadas entre si pelo SSID. Qualquer um que já usou um notebook ou celular com Wi-Fi certamente já viu a listagem de redes sem fio do local em que se encontra. Os nomes que aparecem nesta listagem são os SSID de cada rede sem fio existente. Várias outras redes com SSID oculto podem existir no mesmo local mas você não poderá se conectar às mesmas se o administrador de rede não lhe falar o SSID.
Ao configurar o roteador, você escolhe o SSID que quer para sua rede sem fio.
SSD wireless

Escolha do SSID na configuração do roteador
Um outro caso comum é do ponto de vista do usuário que vê o SSID ao configurar o seu dispositivo para acessar a internet.

SSID de rede no celular

Quando você vai configurar o wifi no seu celular, o SSID do roteador é o nome da rede wifi que aparece para você escolher. O administrador da rede configurou o SSID e agora ele aparece no seu celular como um ponto de acesso de rede wifi para você se conectar. Na imagem acima, haveria uma rede wi-fi com o nome ATB.
Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário