O processo de fusão de fibra óptica acontece com o auxilio de uma maquina que posiciona os dois lados da fibra óptica a ser fundida a uma certa distancia e através de eletrodos especiais uma carga elétrica é gerada formando um “arco voltaico” que funde as duas pontas.
Este processo é realizado através de uma “Máquina de Emenda Óptica” que após o termino da fusão da fibra óptica também realiza (em operação separada) a cobertura da emenda feita na fibra óptica feito de tubo cilíndrico termocontrátil transparente com elemento metálico em aço inoxidável, que tem a a finalidade de garantir o reforço mecânico das emendas, evitando quebras.
Acompanhe um vídeo onde podemos observar a fusão da fibra óptica ocorrendo dentro da maquina de emenda óptica:
Outros tipos de emenda da fibra óptica
Emenda MecânicaA emenda mecânica consiste no alinhamento das fibras ópticas usando um tipo de luva que mantém as fibras alinhadas sem a fusão. Este processo não é recomendado em sistemas que necessitam de um nível alto de confiabilidade.
Emenda por Acoplamento de Conectores
Processo semelhante a emenda mecânica, o processo de acoplamento de conectores consiste na instalação de um conector em cada ponta da fibra óptica onde posteriormente são encaixados em um acoplador óptico que posiciona ou alinha as fibras sem uni-las definitivamente. Este é considerado o método menos aconselhável de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário