segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como funciona o airbag

Airbag, mais do que um dispositivo de segurança, tecnologia de ponta a serviço de vidas.
sistema airbag
O Airbag é um item de segurança que vem sendo muito procurado, sobretudo para os que adquirem carros de luxo ou modelos esportivos. A promessa é de que o airbag seja capaz de amenizar o impacto de uma possível batida, assim, protegendo a vida dos passageiros. Este item de segurança é interessante, sobretudo se utilizado em conjunto com outro artigo de segurança importante, o cinto de segurança.
Um estudo recente aponta que pelo menos 6 mil vidas já foram poupadas graças ao uso do dispositivo Airbag, mas o número preciso ainda não é possível de calcular. O primeiro airbag a ser instalado no carro foi posto em Classe S da Mercedes, em 1980.
Entanto, há muitos estudos que apontam que o airbag é uma faca de dois gumes, ou seja, ora serve para proteger, ora pode significar riscos. Isso porque ao se inflarem, de forma extremamente rápida, o passageiro pode ser alvejado com um golpe violento, podendo vir a ser ferido e, em alguns casos até morto. Pensando nisso, os novos airbags se inflam em uma velocidade menor, mas mesmo assim, é importante que os passageiros fiquem a uma distancia não inferior a 25 cm em relação ao airbag.

Como-funciona-o-airbag-de-carro 

Como funciona o Airbag?

Existe a estimativa de que até o final de 2014 todos os veículos fabricados no Brasil já venham de fábrica com este dispositivo importante de segurança.

O sistema airbag é composto basicamente de três partes, sendo elas:

1) um modulo de airbag,
2) unidade de diagnóstico,
3) sensores de batida
Alguns sistemas podem oferecer também uma chave de liga e desliga, que tem como finalidade permitir a desativação temporária e ou permanente do airbag.
Em um sensor de colisão, a desaceleração brusca do veículo aciona o dispositivo do airbag. A partir desse momento, é enviado um sensor elétrico ao gerador de gás. O ignitor que é quem manda a mensagem elétrica, funciona como uma espoleta. Dentro do airbag, substâncias como nitratos de amônia e guanidina explodem, aumentando a velocidade do inflamento. Desse processo acontece uma reação química que gera nitrogênio o bastante para encher a bola (de mais ou menos 90 litros) em menos de 30 milésimos de segundo. A capa se abre em partes diversas a partir do centro, como uma rosa. Os sulcos garantem que o material que compõe a capa não se compra nos locais desejados e que nenhum pedaço de pasticho almeje o corpo do passageiro.
funcionamento airbag

Depois de tudo isso, o airbag começa a esvaziar, concomitante a absorção do impacto do corpo. O esvaziamento é feito por meio de furos e orifícios posicionados estrategicamente na parte de traz e ou lateral da bolsa. Um estudo recente aponta que se todos os carros envolvidos em acidente no Brasil entre 2001 e 2007 tivessem airbag, mais ou menos 3.426 vidas poderiam ter sido poupadas. Não obstante, 71.047 dos que ficaram feridos nesse período, poderiam não ter se machucado, o que em números significaria uma economia de mais ou menos R$ 2,2 bilhões para a saúde pública.

Vídeo de como funciona o Aribag

  Ele salva milhares de vidas e espanta pela agilidade. Item brigatório em todos os carros brasileiros. Como o airbag abre tão rápido? Eis a resposta

1. A desaceleração brusca do carro ativa o dispositivo de airbag. Munida de sensores de velocidade, a unidade de controle eletrônico envia um sinal elétrico para o ignitor do gerador de gás - o responsável por inflar a bolsa.

2. O ignitor funciona como uma espoleta. Dentro do gerador de gás, esse dispositivo pirotécnico faz com que substâncias como os nitratos de amônia e guanidina reajam e explodam instantaneamente. Essa tecnologia de combustão é tão requintada que pode ser comparada à usada no lançamento de foguetes.

3. A reação química gera nitrogênio suficiente para encher a bolsa (que pode ter entre 60 e 90 litros) em apenas 30 milésimos de segundo. Isso significa que é possível encher um airbag 30 vezes em um único segundo.

4. Empurrada pela expansão do gás, a capa se abre em diversas partes a partir do centro, como um botão de rosa que desabrocha. Essa capa é feita de um plástico especial que tem de 2 a 3 mm de espessura e pequenos sulcos de 0,5 cm. São esses sulcos que garantem que o material romperá nos locais desejados e que nenhum pedaço de plástico atingirá o passageiro.

5. O airbag começa a esvaziar para, só então, absorver o impacto do corpo. Isso porque o choque contra um airbag em processo de inflação seria tão ruim quanto bater direto no painel. O esvaziamento é feito através de furos posicionados na parte de trás ou na lateral da bolsa.

O que mais você precisa saber
O impacto da colisão de um veículo a80 km/h contra um muro é igual a de um carro que despenca do 10º andar ao bater no chão.

Um estudo feito em 2008 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária concluiu que, se todos os carros envolvidos em acidentes no Brasil tivessem airbag, o dispositivo poderia ter salvado: 3.426 vidas entre 2001 e 2007.

E poupado 71.047 feridos dos seus machucados, o que significaria uma economia de R$ 2,2 bilhões.


Fontes Oliver Schulze, gerente senior de engenharia do produto da Takata Brasil e membro da Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE; Vitor Gambini, engenheiro de desenvolvimento da Takata Brasil; Marcus Vinícius Aguiar, diretor da AEA.

Conclusão:

Os airbags são acionados por sensores, o sensor identifica uma desaceleração a partir de 20 km,depende de como foi a colisão e qual o grau do impacto, os testes e o sensor aciona quando ah uma colisão direta um exemplo se você bate seu carro de frente acima dos 20 km em uma parede e bem diferente de uma colisão andando ou em um veiculo que acaba se deslocando no impacto ai o nível de km aumenta, se não fosse assim em qualquer freada brusca demais poderia acionar os airbags, então o air bag não aciona pelo dano na frente do carro e sim pelo impacto do choque vamos falar parecido como o cinto de segurança, se você puxa-lo com cuidado não trava mais se puxar em um tranco ele trava é ele e controlado por um pendulo. 

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