Saiba como compartilhar arquivos e impressoras usando uma rede que mistura Windows (7 Vista, Windows XP) e o sistema Mac OS X.
Com o Windows 7 é possível compartilhar facilmente arquivos e impressoras em uma rede por meio do recurso HomeGroup. Além disso, vamos explicar os procedimentos para conectar sistemas diferentes (Mac OS X, Windows XP e Vista).
Compartilhando uma impressora no Windows 7
O Windows pode compartilhar uma impressora com outros computadores em sua rede, de modo que todas as pessoas em sua casa possam usá-la.
Clique no menu Iniciar e escolha o item Dispositivos e Impressoras. Agora clique duas vezes no ícone da sua impressora. Escolha o item Personalizar sua impressora e, na janela que abre, escolha a guia Compartilhamento. Então escolha o item Compartilhar essa impressora.
No Vista, abra o painel de controle e clique com o botão direito no ícone Impressoras. Clique em Compartilhamento e escolha Alterar as opções de compartilhamento. Agora clique em Continuar e, então, Compartilhar esta impressora. Clique em Ok.
O processo é semelhante no XP: no painel de controle, abra o item Impressoras e fax. Clique com o botão direito do mouse na sua impressora. Escolha o item Compartilhar Impressora e então clique em Ok.
Usar uma impressora compartilhada a partir do PC com Windows 7
Nessa situação vamos descrever como usar a impressora que está conectada em um PC com Windows Vista ou XP.
No Windows 7 clique no menu Iniciar, depois em Dispositivos e Impressoras. Agora clique em Adicionar uma impressora. Escolha a segunda opção para adicionar uma impressora de rede e escolha a impressora na lista que aparece.
Clique em avançar e aguarde o driver de impressora ser localizado. Se você deseja que essa impressora seja a padrão, clique em Concluir.
Talvez o Windows 7 não encontre em seu banco de dados o driver correto da impressora instalada. Se acontecer isso, o sistema irá informar. Nesse caso será necessário instalar o driver por meio do CD que acompanha a impressora ou então baixar da internet.
Usar uma impressora compartilhada a partir do PC com Vista ou XP
Nessa situação descrevemos como usar a impressora que está conectada em um PC com Windows 7. No Windows XP, abra o Painel de Controle e clique duas vezes em Impressoras e Fax. Escolha Arquivo, adicionar impressora e clique em Avançar. Clique no botão para adicionar uma impressora de rede e escolha Avançar. Clique no botão Conectar a esta impressora e digite o caminho para a impressora de rede.
Por exemplo, o meu PC com a impressora é chamado é chamado PCW e a impressora tem o nome de Epson_1800. Assim, o caminho digitado foi \\PCW\Epson_1800.
Se não tiver certeza quanto ao caminho, abra uma janela do Windows Explorer no PC com Windows 7 e abra o item de rede localizado na coluna esquerda. Navegue até o nome do computador e localize a impressora.
Digite seu nome de usuário e senha para o PC com Windows 7. Deixe marcada a caixa de verificação Lembrar minha senha se você quiser se conectar automaticamente em outra ocasião. Clique em Ok. Clique Sim para o aviso que aparece. Se o driver da impressora não baixar automaticamente, tente instalar manualmente ou instalá-lo como referido anteriormente.
No Windows Vista, abra o painel de controle, escolha Impressoras e clique duas vezes em Adicionar Impressora. Escolha a segunda opção para adicionar uma impressora de rede e clique em Avançar. O Vista deve localizar a impressora. Selecione a impressora e clique em Avançar. Caso uma caixa de diálogo abra com a mensagem que está faltando o driver da impressora, clique em Ok e vá para os arquivos de drivers.
Se ainda encontrar problemas, a melhor coisa é instalar o driver antes de configurar a impressora de rede. Se você deseja definir a nova impressora como padrão, clique em Avançar e em Concluir.
Usar uma impressora compartilhada a partir do PC com Windows 7 usando um computador com Mac OS X.
Graças a uma nova arquitetura de rede existente no Windows 7, podemos usar o LPD (Line Printer Daemon) do Mac OS X para usar uma impressora compartilhada. No PC com Windows 7 vá ao Painel de Controle, Programas e escolha o item Ativar ou desativar Recursos do Windows. Clique duas vezes em Documentos e Serviços e ative o item Serviço de impressão LPD. Clique em Ok.
No Mac OS X, abra o Sistema de Impressão e Fax em Preferências do sistema. Clique no ícone de sinal de “mais” para adicionar uma nova impressora. Clique com o botão direito do mouse na barra de ferramentas e escolha Personalizar barra de ferramentas. Em seguida, vá até o botão Avançado na barra de ferramentas e clique em Concluído. Ainda clique em Avançado e escolha LDB/LPR Host ou Impressora.
Digite o caminho com o nome do computador e o nome da impressora. Usando os nomes do exemplo anterior, no Mac ficaria assim: lpd:/PCW/Epson_1800. Clique em Selecionar o software da impressora na janela pop-up e selecione a impressora na lista. Clique em Ok e em Adicionar.
Usar uma impressora compartilhada a partir do PC com Mac OS X usando um computador com Windows 7
No Mac, abra o sistema de Compartilhamento de preferência e escolha Compartilhamento de impressora. Em seguida, selecione a impressora.
No PC com Windows 7 escolha Iniciar, Dispositivos e Impressoras e clique em Adicionar uma impressora. Escolha o item A impressora que eu desejo não está na lista.
Digite o caminho de volta para o Mac e o nome de sua impressora. No nosso caso, o Mac está com o nome de Lab e a impressora é uma Epson Stylus Photo R1800. Portanto digitamos \\Lab\Epson Stylus Photo R1800 e clicamos em Avançar. Siga as instruções para concluir a instalação, o que deve ser semelhante aos passos para instalar uma impressora de rede no Windows.
Configurar o Windows 7 para compartilhar arquivos
Esse sistema permite compartilhar arquivos movendo-os para suas pastas públicas. Basta arrastar os arquivos que deseja compartilhar para as pasta de imagens, fotos, vídeos ou qualquer outra que você criar. É possível compartilhar outras pastas. Selecione um item para compartilhar e escolha a opção Compartilhar no menu superior da janela.
Marque a opção HomeGroup (Leitura) se você deseja que as pessoas possam ler, mas não modificar os arquivos. Escolha HomeGroup (Leitura/escrita) se quiser permitir que outras pessoas acessem e também modifiquem os arquivos. Marque Pessoas Específicas se quiser restringir o acesso a pessoas determinadas por você. Será necessário criar um usuário e senha para que essas pessoas possam acessar os arquivos.
Vá ao Painel de Controle, escolha Contas de Usuário, em seguida, Permitir que outros usuários acessem esse computador. Escolha o botão Adicionar e adicione o usuário. Siga as instruções para criar um usuário padrão. Escolha a conta e clique em Criar uma senha. Agora marque o item Compartilhar com: Pessoas específicas e adicione a nova conta à lista.
Em seguida tente acessar os arquivos. Basta abrir uma janela do Windows Explorer e abrir a área de HomeGroup na coluna da esquerda. Escolha o computador e procure as pastas compartilhadas dentro dele.
Como preparar o Windows XP e Vista para compartilhar arquivos com um PC com Windows 7
No XP você pode compartilhar arquivos e pastas arrastando-os para a pasta Documentos Compartilhados. Também é possível compartilhar manualmente, como descrevemos abaixo.
Com o botão direito do mouse, clique no arquivo ou pasta que deseja compartilhar e escolha Compartilhamento e Segurança. Marque o item Compartilhar esta pasta na rede. Se preferir que outras pessoas possam modificar ou criar arquivos, escolha a opção Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos.
Clique em Ok. Para desativar o compartilhamento, abra o mesmo menu e desmarque a caixa de seleção. No Windows Vista também é possível copiar os arquivos desejados para a pasta pública de forma a deixá-los compartilhados. Para selecionar manualmente, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta e escolha o item Compartilhar. Em seguida escolha as contas de usuário que devem ter acesso e então clique em Compartilhar.
Compartilhar arquivos entre Mac OS X e Windows 7
No Mac, abra as Preferências do sistema de rede, clique na sua conexão de rede no painel esquerdo e escolha o botão Avançado. Clique na guia WINS, escreva o nome do grupo de trabalho que está no PC com Windows 7, clique Ok e, em seguida, Aplicar. Abra a opção Preferências de Sistema de Compartilhamento e clique na caixa de selação para habilitar o compartilhamento de arquivos. Depois clique em opções e marque a caixa Compartilhar Arquivos e Pastas usando SMB (Windows).
Clique na caixa de seleção para ativar o compartilhamento para a conta de usuário. Se necessário, clique no ícone mais abaixo da caixa de pastas compartilhadas para adicionar mais locais.
No Windows 7, se o Mac não aparecer na rede, digite o nome do computador do Mac no seu navegador de arquivos do Windows. Por exemplo, o Mac é compartilhado com o nome Lab. Então deve ser digitado \\Lab. Depois digite o nome de usuário e senha para se conectar aos arquivos.
É possível buscar arquivos compartilhados do Windows 7 pelo Mac OS X também. No Mac, vá para o Finder, escolha a opção Ir: Conectar ao servidor e digite o caminho do PC remoto de arquivos SMB. No nosso exemplo, o PC com Windows 7 chama-se PCW, então digitamos smb:/PCW/. Digite o nome de login e a senha para concluir a conexão. Agora sua rede com vários sistemas operacionais está pronta.
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