segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Como testar o funcionamento de uma cerca elétrica.




CERCA - ELÉTRICA

Como funciona, veja o Link: Como funciona, explicação rápida.

Kit composto por central eletrônica, sirene, hastes de alumínio e cabos. Ideal para instalação sobre muros e grades acima de 2,00m. Inibe tentativa de invasores. Consiste em uma cerca com 4, 6 ou 8 filamentos de fios ligados a uma central de choque.

EFEITO INIBIDOR PSICOLÓGICO: É constituída por fios de aço inox de alto brilho, sustentados por hastes de alumínio com isoladores em poliéster de fácil visualização o que inibe invasores. Estes fios quando rompidos ou tocados provocam o disparo da sirene, e como opção também podem acionar holofotes e discadoras telefônica.Como fator inibidor este sistema conta ainda com um ingrediente especial: o invasor recebe o pulso de alta tensão (entre 8.000 e 11.000 Volts dependendo do modelo do aparelho) porem de baixíssima amperagem (0,002A). O choque é do tipo pulsativo aplicado a cada 1,2 segundos e dura apenas um milésimo de segundo, isso faz com que a descarga elétrica dê um tranco bem desagradável no invasor, porem o mesmo não corre risco de vida - não é fatal. Isso torna a cerca elétrica o sistema de proteção perimetral mais adequado e muito eficiente.

Como detectar problemas na cerca elétrica?

As falhas mais comuns que se encontram em instalações de cercas eletrificadas são:
a) Aterramento insuficiente.
b) Curto-circuito do arame vivo com vara ou haste, sobretudo se as hastes forem de ferro ou aço.
c) Isoladores inadequados ou ressequidos pela ação do Sol.
d) Perdas ocasionadas por vegetação muito alta, e/ou inundações que chegam até o arame eletrificado.
e) Arame eletrificado rompido, ou com más conecções (emendas ou nós mal feitos, conexões mal feitas ou feitas com material não apropriado) que interrompem o circuito provocando perdas ao longo da cerca.
f) Curto-circuito do arame eletrificado com o arame de retorno ao aterramento.
g) Cercas caídas no chão.
h) Garras de bateria danificadas.
        Todas as falhas acima citadas, localizadas em determinado lugar, provocam redução ou perda completa do choque elétrico em toda a instalação. Por exemplo, o excesso de vegetação ao longo da linha, diminuirá a intensidade do choque (queda da voltagem) em toda a instalação. Para identificar a localização das falhas, é muito importante que o sistema esteja setorizado, por meio de chaves interruptoras, colocadas ao longo dos aramados.
        Desta maneira, podemos isolar diferentes setores, e realizar medições de voltagem em cada setor. Se a voltagem do sistema aumentar ao desligarmos um setor qualquer, significa que o setor desligado possui algum problema no seu interior. Certamente ao percorrer atentamente a linha do arame do setor fechado, iremos detectar a(s) causa(s) do problema.
Esquema para detectar falhas




Ótimo vídeo, explica bem como fazer um teste simples e sem risco pra saber se sua cerca elétrica esta funcionando. Nada de ficar jogando pedaços de pau, ou encostar o dedo, ou jogar o Gato do vizinho na sua cerca para fazer o teste.






4 comentários: