segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Como funciona um refrigerador.

Os refrigeradores e o ar-condicionado funcionam mediante um ciclo com as seguintes etapas: 1) O gás no interior de um circuito fechado de dutos é comprimido pelo compressor na base da geladeira. O processo de compressão pressuriza o gás. Ao ser comprimido, o gás libera calor. 2) Depois de comprimido, o gás é expandido num circuito no interior da geladeira. O processo de expansão de um gás à pressão constante absorve calor, e a temperatura do gás diminui. Pelo mesmo motivo, as latas de tinta spray ficam frias durante o uso, quando ocorre expansão do gás propelente pelo bico da lata. Voltando para a geladeira: o gás frio resultante da expansão à pressão constante é conduzido através de uma série de tubos e galerias que estão em contato com a parte interna dos refrigeradores. Ao percorrer o circuito interno de dutos na geladeira, o gás frio absorve o calor dos alimentos, resfriando-os. 3) O gás deve então retornar ao compressor para que o ciclo seja reiniciado. Quando retorna para o compressor, o gás está mais quente, pois absorveu calor no interior da geladeira. O ciclo se reinicia. Em princípio, não é necessário trocar o gás refrigerante do ciclo. Porém, devido a pequenos vazamentos no circuito, ou sempre que o circuito é aberto para manutenção, é necessário efetuar a recarga do gás. Não é qualquer gás que pode ser usado como refrigerante. Os gases usados com mais frequência são à base de CFC (clorofluorcarbono). O CFC é apontado como um dos principais gases poluentes responsáveis pela destruição da camada de ozônio. Ainda assim, não há no momento substituto viável para o CFC em equipamentos de refrigeração. O uso racional de equipamentos de refrigeração é mais que uma economia de energia elétrica, é uma economia da camada de ozônio.

Os sistemas de refrigeração provocam o resfriamento de interiores, como ar condicionados, refrigeradores e freezers. Os objetivos principais da refrigeração são armazenamento de alimentos a baixas temperaturas para evitar ação de bactérias e o surgimento bolor ou fermentação e manter uma temperatura estável em ambientes ou em equipamentos eletrônicos.
O resfriamento ocorre através do processo de trocas de calor.
O refrigerador é uma máquina térmica em que a troca do calor se dá do sistema mais frio (interior da geladeira) para o sistema mais quente (meio externo).




pergunta
Mas isso não viola a Segunda Lei da termodinâmica que diz que a transferência de calor é sempre do sistema mais quente para o mais frio?


Violaria se esse processo fosse espontâneo como preconiza a Segunda Lei, mas para que as geladeiras funcionem dessa forma, é necessário um fornecimento externo de energia que ocorre através de um compressor que realiza trabalho mecânico sobre uma substância refrigerante, tornando possível o sentido inverso da troca de calor.


O primeiro refrigerador utilizável foi contruído pelo engenheiro americano Jacob Perkins, em 1834, e utilizava como substância refrigerante o dióxido sulfúrico que ferve e se condensa a temperaturas abaixo de zero.
Hoje a escolha da substância depende da finalidade do refrigerador e do impacto ambiental. Nas geladeiras domésticas, a substância utilizada é o freon que, a baixa pressão se vaporiza e a alta pressão se condensa. Para essas mudanças de pressão utiliza-se um compressor e uma válvula descompressora, porém, o freon é uma substância que agride a camada de ozônio e está sendo substituído por outras substâncias, como o CFC (clorofluorcarbono) ou HCFC (hidroclorofluorcarbono).
Basicamente, uma geladeira é constituída por um compressor, um condensador, uma válvula e um congelador dispostos como na figura.






pergunta
Como funciona um refrigerador?


É uma máquina térmica que opera em ciclos semelhante aos motores de combustão interna.



O ciclo começa no compressor (a figura mostra um modelo de compressor), que é acionado por um motor elétrico. A função do compressor é de aumentar a pressão o suficiente para que liquefaça em temperaturas próximas da temperatura ambiente.



Quando o êmbolo do cilindro desce, a válvula de admissão se abre permitindo a passagem do gás refrigerante no cilindro.
No compressor, o ressalto em rotação faz virar o anel descentralizado contra a parede do cilindro e a barreira faz pressão contra o anel o que garante a pressão do gás que é aquecido à temperatura superior a do ambiente.
Quando o êmbolo torna a subir, a válvula de admissão se fecha e a de escape se abre, forçando o gás, a alta pressão, a passar para o condensador (serpentina), onde é comprimido e se liquefaz, trocando calor com o meio externo e, assim, o gás diminui de temperatura. É devido a essa troca de calor com o meio que não se recomenda embutir a geladeira em armários com pouca ventilação e nem colocar roupas para secar atrás do refrigerador.
Após liquefeito, o gás passa para a válvula de expansão onde sofre descompressão e se expande, chegando ao congelador e daí volta ao compressor e o ciclo recomeça.



pergunta
Onde se localizam as fontes quente e fria no refrigerador?


A fonte fria é a parte interna, junto à serpentina do congelador, e a fonte quente é o ambiente externo. É o fluido refrigerante que retira o calor da fonte fria ao evaporar e o transfere para a fonte quente.




pergunta
O que realiza trabalho no refrigerador?


O compressor. Como não há trocas de calor, o trabalho realizado pelo compressor equivale a variação de energia interna da substância refrigerante. Esse trabalho provoca a troca de calor do interior da geladeira (fonte fria) para o meio ambiente (fonte quente), ou seja, no sentido inverso ao espontâneo.




pergunta
O funcionamento de um freezer é semelhante ao de uma geladeira comum?


O freezer funciona como o refrigerador, porém possui um evaporador que mantém a temperatura, no seu interior, próxima dos -20oC, possuindo um compressor mais potente e comprime uma maior quantidade de substância refrigerante o que permite que o condensador troque maior quantidade de calor com o meio ambiente.




pergunta
Por que o congelador fica na parte superior da geladeira?


Pelo fato de que no interior do refrigerador o ar quente sobe, se resfria na região do congelador e torna a descer. Realizando o processo de troca de calor por convecção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário